Índice
Descubra todas as novas regras sobre a declaração DIRF 2025
Saiba como funciona o processo para entregar a declaração DIRF e suas retenções para o ano de 2025. Evite problemas nesse período!
Desde sempre, a declaração DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) tem sido uma peça fundamental no “quebra-cabeça” fiscal das empresas brasileiras.
Porém, em 2025, essa obrigação vai mudar de formato e local.
As alterações propostas significam novos métodos para a declaração de retenções via cartões de crédito, maquininhas e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).
No nosso artigo, apresentaremos as principais mudanças, além de destacarmos o papel do suporte especializado.
Além disso, mostraremos como uma assessoria contábil ajuda a garantir uma transição mais segura e tranquila.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a declaração DIRF!
O que é a declaração DIRF?
A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) é uma obrigação tributária anual dirigida à Receita Federal do Brasil.
Ela é responsável por informar os rendimentos pagos a pessoas físicas domiciliadas no país, além dos impostos sobre a renda retidos na fonte, inclusive sobre ganhos de capital.
Empresas e pessoas físicas que realizam pagamentos com retenção de imposto devem apresentar a DIRF, detalhando também informações sobre contribuições previdenciárias e rendimentos pagos ao exterior.
Como funciona essa declaração?
A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) funciona como um instrumento para a Receita Federal monitorar e conferir os impostos retidos na fonte pelas fontes pagadoras.
Essas empresas ou contribuintes que pagam rendimentos com incidência de imposto de renda na fonte são obrigados a entregar essa declaração.
Ela deve incluir detalhes de todos os rendimentos pagos, o valor do imposto retido e informações sobre os beneficiários, sejam eles pessoas físicas, sejam eles pessoas jurídicas.
A entrega da DIRF é feita eletronicamente até o último dia útil de fevereiro do ano seguinte ao da apuração.
Mas qual será o futuro das declarações fiscais?
Com o fim da DIRF como a conhecemos, as empresas precisarão se adaptar rapidamente ao novo sistema integrado de declarações.
A mudança promete simplificar processos, mas ela exige atenção e preparação.
A integração com sistemas atuais pode ser um facilitador
Visando evitar problemas na hora de entregar a declaração, a partir do fim da DIRF, é preciso estar atento à integração com alguns sistemas que podem se tornar um aliado.
Abaixo, apresentamos alguns aspectos importantes.
-
Sistema e-Financeira e retenções eletrônicas
A partir de 2025, o sistema e-Financeira, já utilizado para reportar à Receita Federal movimentações financeiras de interesse tributário, será expandido.
Ele passará a abranger também as retenções feitas por meio de cartões de crédito e maquininhas.
Isso facilitará o processo, centralizando informações em uma única plataforma confiável.
-
eSocial e IRRF
O eSocial, já conhecido por gerenciar dados de natureza trabalhista e previdenciária, será a “nova casa” para a declaração do IRRF.
Porém essa integração visa não apenas simplificar a vida das empresas, mas também assegurar mais precisão e menos risco de erros nas declarações.
Como especialistas podem auxiliar em meio a esse período?
Em meio a essas transformações, contar com a assessoria de uma contabilidade experiente é mais do que um luxo. Afinal, é uma necessidade.
Nós, da BNG Contabilidade, estamos prontos para orientar sua empresa por meio dessas mudanças.
Com o apoio dos nossos profissionais será possível se manter sempre atualizado conforme as leis fiscais.
Dessa forma, é possível garantir que sua adaptação às novas normas será mais tranquila e eficaz.
Por que escolher a BNG Contabilidade para obter auxílio?
Nossos especialistas sempre estão prontos e preparados para transformar desafios em oportunidades.
Contamos com um time altamente experiente, visando oferecer à sua empresa a possibilidade para passar pelas mudanças legais sem grandes preocupações, evitando penalidades por causa de erros ou atrasos.
Além disso, garantimos que sua empresa se manterá atualizada com as exigências fiscais e trabalhistas, sem complicações, aproveitando um sistema de declaração otimizado para proporcionar mais eficiência e conformidade.
Antecipe-se às mudanças na declaração DIRF com a BNG Contabilidade!
O ano de 2025 está logo aí, e com ele, uma nova era para entregar a declaração DIRF está chegando.
Por isso é preciso estar preparado para garantir não apenas a conformidade, mas também a estabilidade financeira da sua empresa.
A BNG Contabilidade está pronta para assegurar que sua empresa “navegue” por essas mudanças com facilidade e sucesso.
Oferecemos serviços de assessoria contábil, que torna todo o processo de envio das declarações mais tranquilo para seu dia a dia.
Evite transtornos na hora de entregar a sua declaração!
Se deseja iniciar o ano de 2025 sem problemas e, principalmente, preparado para enviar a declaração, conte com a nossa equipe.
Descubra como podemos transformar essas novas exigências em oportunidades para o crescimento do seu negócio.
Evite problemas com as obrigações fiscais!