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O segredo para elaborar um plano de negócios para sua prestadora de serviços
Um plano de negócios o ajudará a esclarecer suas ideias, reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso. Saiba como elaborá-lo para a sua prestadora de serviços
Iniciar um negócio é arriscado e desafiador. A menos que você tenha acesso a apoio financeiro ou a um fundo fiduciário familiar, você quase certamente precisará investir seu próprio dinheiro em seu novo empreendimento e estar preparado para a possibilidade de perder esse investimento.
Felizmente, com muito planejamento, é possível reduzir esses riscos e aumentar as chances de ter um negócio bem-sucedido e lucrativo.
Por isso, se você deseja iniciar uma empresa como prestador de serviços, é fundamental elaborar um plano de negócios efetivo.
Porém, como fazer isso? Continue a leitura conosco e descubra como elaborar um plano de negócios para sua prestadora de serviços.
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Por que você deve escrever um plano antes de começar um negócio?
Antes de iniciar um negócio, você deve ter uma ideia clara do que esse negócio faz, para quem o faz e quanto dinheiro você precisará para colocá-lo em funcionamento.
Escrever um plano de negócios pode ajudá-lo a organizar suas ideias e descobrir que perguntas você ainda precisa responder. Também irá ajudá-lo a esclarecer sua visão e entender se o seu negócio é realmente viável.
Um plano de negócios deve incluir as seguintes informações:
- Um breve resumo do seu negócio – qual será o produto ou serviço, para quem ele serve e o problema que resolve;
- Uma visão geral do setor e de quaisquer concorrentes que você espera encontrar.;
- Uma descrição das pessoas que estarão envolvidas em seu negócio: Quem será o proprietário? Quem fará quais tarefas? Como você irá financiá-lo? Quanto custará para começar? Como você vai medir seu progresso e crescimento?
Como iniciar um negócio de prestador de serviços?
Antes de iniciar qualquer negócio, você deve sempre fazer sua pesquisa de mercado para se certificar de que a sua ideia é realmente viável.
Existem muitos tipos diferentes de empresas prestadoras de serviços, mas você deve escolher uma que seja escalável, significativa e lucrativa.
Uma boa maneira de descobrir quais negócios são viáveis é imaginar que você está administrando uma empresa em fase inicial e precisa encontrar clientes. Isto significa olhar para sua área local, os tipos de negócios presentes, o número de pessoas empregadas e a quantidade de dinheiro sendo gasta.
Você também pode olhar para indústrias que estão crescendo e que provavelmente terão uma demanda crescente por serviços.
Se você está criando um negócio que é escalável, você vai querer ter certeza de que pode tirar proveito da crescente demanda.
Por exemplo, se você for uma empresa de paisagismo, é provável que você queira estar pronto para assumir mais trabalho quando a primavera e o verão rolarem – então você precisa ter certeza de que tem os fundos para expandir sua operação, seja contratando mais trabalhadores ou adquirindo mais equipamentos.
Selecione o serviço que você vai oferecer
Ao selecionar o serviço que você vai oferecer, há algumas coisas que você deve ter em mente. Primeiro, a maioria dos produtos e serviços se enquadra em uma das três categorias: baixo custo, alto custo, ou em algum lugar no meio.
Você deve ter certeza de que está oferecendo algo pelo qual as pessoas estão dispostas a pagar. Segundo, lembre-se de que você terá que ter seu serviço pronto para vender antes de poder ganhar qualquer dinheiro.
Determine sua estratégia de marketing
Depois de decidir que serviço você vai oferecer e a estrutura de seu negócio, você deve começar a pensar em marketing.
Embora seja sempre útil ter um grande serviço, não basta confiar apenas no boca a boca.
Há muitas maneiras de comercializar seu negócio, desde estratégias tradicionais de marketing como publicidade impressa e radiodifusão até novas estratégias on-line como otimização de mecanismos de busca e publicidade em mídias sociais.
Quaisquer que sejam as estratégias de marketing que você escolher, é importante ter um plano de como você irá medir seu progresso e fazer os ajustes necessários.
Isto significa acompanhar o tempo, o dinheiro e os resultados de cada um de seus esforços de marketing para que você possa decidir o que está funcionando melhor e fazer os ajustes que forem necessários.
Outros pontos importantes
Você também precisará elaborar um plano estratégico, financeiro e tributário. Assim, será possível identificar quanto será necessário para investir em seu negócio, quais as estratégias que deverão ser utilizadas para alcançar seu público-alvo e qual o regime tributário mais vantajoso para o negócio.
Com todos esses pontos bem esclarecidos, você poderá elaborar o seu plano de negócios.
Como elaborar um plano de negócios efetivo para a sua prestadora de serviços?
O plano de negócios é composto por 5 grandes partes, a saber:
- Sumário executivo;
- Análise de mercado;
- Plano de marketing;
- Plano operacional;
- Plano financeiro.
Com as informações obtidas em sua pesquisa de mercado e considerando os pontos discutidos nos tópicos anteriores, você poderá elaborar cada um deles.
Vale ressaltar que o sumário executivo deve ser a última parte a ser desenvolvida e deve detalhar todos os pontos discutidos, além de apresentar a missão, os valores e os objetivos do negócio.
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