Índice
Veja como deve ser feito o cálculo do IR para pessoas físicas
O momento de realizar o cálculo do IRPF pode trazer inúmeras dúvidas. Pensando nisso, criamos esse artigo para te auxiliar.
O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo Governo Federal, sendo calculado sobre a renda recebida ao longo do ano.
Para as pessoas físicas, o IR é calculado sobre o total de rendimentos auferidos, deduzindo-se as despesas com a saúde, educação e previdência social.
O cálculo do IR para pessoa física é feito através da tabela progressiva, onde a alíquota vai aumentando conforme o valor da renda.
Confira agora mesmo como calcular o seu!
Como deve ser calculado o IRPF?
O cálculo do Imposto de Renda para pessoas físicas é um procedimento que deve ser realizado mensalmente.
Lembrando que o cálculo é realizado através da tabela progressiva. Essa tabela apresenta alíquotas que variam de 7,5% a 27,5%. Nesse caso, quanto maior sua renda, maior será a alíquota aplicada.
Nesse caso, o contribuinte deve ter atenção ao preencher o seu formulário, pois erros nessa hora podem gerar cobranças indevidas ou até mesmo atrapalhar o recebimento do seu devido crédito.
O cálculo do IR para pessoas físicas está ligado ao valor do salário e do financiamento realizado, além de ter alíquotas diferentes.
Sendo assim, o primeiro passo para realizar o cálculo do IR é verificar a sua faixa salarial, pois, a partir daí, é que se define seu desconto obrigatório e ainda as possibilidades de créditos.
Outro ponto importante para realizar o cálculo do IR apropriadamente é lembrar de incluir todos os ganhos recebidos no ano, como prêmios, salários, adiantamentos e juros, e também todas as despesas dedutíveis, como contribuições mensais à previdência privada.
Ao realizar o cálculo do IR para pessoas físicas, o contribuinte deve estar ciente de que aqueles que ganham acima de R$ 28.559,70 por ano já possuem deduções referentes, enquanto os demais contribuintes precisam, ainda, aplicar as deduções às suas declarações.
Assim, é possível realizar o cálculo do IR com maior precisão, evitando pagamentos indevidos ou, ainda, deixar de receber o que é devido.
A BNG Contabilidade pode te ajudar!
Calcular o seu IRPF é desafiador, pois envolve fatores, como sua faixa salarial, questões com dependentes e benefícios concedidos pelo governo.
Por isso, você pode ter alguma dificuldade e cometer erros nesse processo, que não é nada simples.
Felizmente, você não precisa realizar todo esse processo sozinho!
Nós, da BNG Contabilidade, estamos prontos para te ajudar a realizar o cálculo e a declaração do IR para você de forma rápida, simples e segura.
Entre em contato conosco para mais informações!